O fator empolgação

A festa é a folia popular, mas a verdadeira empolgação não é julgada.

Nem vou enrolar, acho que os quesitos, assim como os jurados, deveriam ser revistos. Talvez, em sua maioria, acho que só precisariam ter um padrão delimitado para evitar que a opinião pessoal do julgador prevaleça. Mesmo achando que sim ou que não, o jurado só poderia tira pontos se a escola seguisse ou não o que diria a regra.

Existe um ponto importante a ser tratado. Já vi por aí que outras pessoas concordaram comigo e outras que nunca vi na vida, têm a mesmíssima opinião. É preciso incentivar o carnaval como folia, mesmo que no robotizado sambódromo. A empolgação da plateia deveria ser um diferencial. Quem se propôs a pagar para estar ali durante a madrugada, não merece ser ignorado. O público poderia ajudar sua escola como aconteceem Parintins. Sevocê torcer contra, tira ponto do seu lado. Se não torcer para o seu boi, deixa a desejar também. Assim, você torce pelo seu e respeita o próximo. Ninguém se agride e cada um tem seu momento. Sem presepada.

Empolgação da escola. A escola também precisa passar empolgada. Como eu digo, não estamos no 7 de setembro. Desfile marchando é para os respeitáveis militares nas datas que aprendemos nas aulas de Moral e Cívica (credo, que velho!). Carnaval, você pula, brinca e samba. Mesmo que o samba tenha se tornado uma marcha de pouca cadência, a escola precisa se divertir. Claro, o carnavalesco às vezes sacaneia e faz você desfilar de caixa de fósforos. Sua mobilidade será a de um foguete enterrado no deserto. Mas, no geral, só passar pela avenida é uma perda de tempo. Vamos ver isso aí! Todos os elementos que caracterizam a folia de Momo deveriam ser vistos. Não se um paetê está bem pregado. Isso não é o mais importante do carnaval… Pelo amor de Deus! Quem fala “To doido pra chegar o carnaval pra eu pregar um botão colorido na roupa e sair curtindo a moda!”.

Aff…

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso.... Bookmark o link permanente.

Uma resposta para O fator empolgação

  1. Pingback: Evolução: A escola mostrará alegria e você gostará disso | Raiz do Samba

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s