Bela Cigana – Clara Nunes e João Nogueira

Sendo um acontecimento verídico ou uma lenda criada apenas pra ilustrar uma mensagem de coragem e fé, não importa! Uma das canções mais bonitas em todos os quesitos na minha história de admirador e pesquisador cultural e musical é Bela Cigana. A canção é um dueto entre Clara Nunes e João Nogueira.

 

A canção vem como se fosse uma cigana (Clara Nunes) falando com o próprio ouvinte em tom imperativo, bem coisa de cigana decidida, e propõe que ele embarque em sua magia pra que ela leia a mão do bacana, que está com medo, seja por receio de arriscar em algo que tem vontade, seja por puro medo do que pode vir nas visões sensitivas da moça bonita.

É quando ela explica que o que quer que ele queira, que vá atrás e livre-se da estagnação. Importante frisar que o medo não vai embora, a gente só aprende a lidar com ele, pra que não nos domine a ponto de paralisar-nos. Então, lá na frente ele irá, segundo ela, agradecer pelos conselhos.

 

A segunda parte da música, já na voz de João Nogueira, ele cota ao ouvinte, como se antes, estivesse fazendo uma dramatização até retomar o controle e a narrativa pra explicar os efeitos do que a cigana falou pra ele. Ele a descreve como bonita e tipicamente arrumada conforme as tradições do povo das campinas e admite que aqueles conselhos passados surtiram muito efeito, a ponto de ele reconhecer que mesmo com o medo do desconhecido, realmente, ele deu razão à bela cigana e ficou feliz pelo que fez.

 

A música é uma parceria de João Nogueira com Ivor Lancellotti. Fique com o dueto abaixo e tente não se arrepiar.

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Papo Malandro e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s