Delegado: Autoridade em Ser Mestre-Sala


Uma vez, próximo à Estação Primeira de Mangueira, notei aquele senhor esguio que descia da antiga linha de ônibus 284 (atual 371). Ele passou sob olhares admirados de quem pensava “não é o Delegado, da Mangueira?” e retribuiu com um semblante tranqüilo e sutis acenos com a cabeça como quem quisesse quebrar a tensão e mostrar que não era pra tanta “cerimônia”. Enfim, estou divagando sobre as vantagens de morar nessa minha querida cidade e poder esbarrar assim com gente tão famosa, tão importante pro Samba e tão humilde. Hoje, esse senhor Delegado foi dançar no céu, foi ser mestre-sala entra as nuvens.

Delegado não foi policial, mas foi autoridade. Autoridade em música, em dança. Nasceu em 21 de dezembro de 1921, registrado Hégio Laurindo da Silva e desde cedo já freqüentava o samba, ainda no colo da mãe, aos 3 anos de idade. Aos 7 começou a ser freqüentador voluntário e aos 17, já era mestre-sala. Alto, esguio e elegante, tinha um jeito muito próprio de dançar, o que o tornou referência na arte e o apelido que o consagrou. Com suas firulas e volteios, “prendia” as moças, chamando a atenção para si, encantando quem admirava seu bailado.

Delegado faleceu nesta segunda-feira, 12 de novembro, aos 90 anos de idade, em decorrência de um câncer. Depois de uma vida inteira dedicada à Mangueira, onde foi diretor de diversos setores e, por último, presidente de honra, o professor da arte de bailar descansou, mas vai ficar pra sempre na história cultural carioca e brasileira.


 

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Tesouros do Samba e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s