Umbanda: 104 anos

Já se vão 104 anos desde que o Caboclo das Sete Encruzilhadas se manifestou no, então, adolescente de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes, durante uma sessão espírita (comumente chamada Kardecismo, embora haja controvérsia quanto ao termo). Desde 15 de novembro de 1918, a palavra caridade foi levada a um outro campo. O campo dos “excluídos”, pois, se o espiritismo sofria os preconceitos da sociedade por falar em espíritos, o próprio desconhecia que antigos escravos ou índios desencarnados poderiam atuar na linha do bem.

 

Hoje, a Umbanda é um movimento muito popular, mesmo que a maioria dos “leigos” sequer entenda do que se trata. Mas é uma religião genuinamente brasileira e, assim como o Samba, soube se criar agregando elementos diversos e, ao mesmo tempo, mantendo uma identidade própria. Com elementos do catolicismo, espiritismo e candomblé, a Umbanda, diferente das outras correntes religiosas, foi estabelecida aqui no Brasil (oficialmente) e não é considerada uma religião.

 

Na verdade, religião é um termo genérico pra tudo que se fala em fé. O termo correto – enquanto umbandista, eu vejo dessa forma – seria doutrina. Um conjunto ideológico de pensamento e comportamento que direciona o homem ao bem comum, que é o amor, a caridade.

 

Sou umbandista, mas não com orgulho, nem vergonha. Sou umbandista com satisfação, pois, foi nela que me encontrei enquanto ser humano e aprendi a respeitar o próximo tendo a religião que tenha, mas, acima de tudo, vendo um irmão por parte de Deus.

 

Parabéns, Umbanda, 104 anos renovando nossa fé!

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Minha Fé e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s