Alma de Guerreiro (Seu Jorge)

Essa canção pode muito bem ser chamada pela maioria como Salve Jorge!, não só pela frase marcante do refrão, como pelo título da novela da qual ela é tema de abertura, mas a questão é que a música é de uma melodia e letra tão simples que chega a ser um absurdo. E as melhores coisas da vida são as simples, aquelas que nos causam um prazer imenso sem que tenhamos buscado através de sofrimento material ou psicológico. Na verdade, pelo contrário, quando a temática envolve fé, a compensação é justamente o reconforto e a massagem na auto-estima que ela traz.

salvejorgealmadeguerreiro

Clique na imagem pra dar um confere na letra. O clipe da música tá ali no final do texto.

A letra somente fala de São Jorge de quando saiu da Capadócia pra ganhar o mundo como um dos santos católicos mais populares da história. Isso sem falar nos que se apegam ao santo pelo sincretismo com Ogum e Oxóssi (Rio de Janeiro e Bahia, respectivamente).

 

O soldado Jorge se negou a exterminar cristãos, pois já se encontrava apegado à ideia de que Cristo não era um criminoso. Assim, pagou com a própria vida. Virou santo e é admirado por milhões pela figura de integridade e força de vontade, associadas a seu eterno combate travado para derrotar o dragão da maldade.

 

Sabemos que Ogum, Oxóssi e São Jorge são muito diferentes entre si, mas os macumbólicos e umbandomblecistas vão me entender, que quando se trata de fé, não há muita explicação técnica, né? Rá!

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Minha Fé e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s