8 de dezembro – Dia de Nossas Senhoras

oxumeiemanjaTão próximas como se fosse uma só são Oxum e Iemanjá. Ao passo que Oxum é a jovem mãe da beleza, do amor, da riqueza e da proteção é Iemanjá, numa forma mais madura. Curiosamente, as duas são mães da água doce ne África, onde há um rio com o nome de cada uma. Chegando ao Brasil é que fez-se a diferenciação entre água doce e água salgada (o que me reforça uma teoria particular de que as duas poderiam, em algum momento da história, ter sido duas formas diferentes do mesmo orixá, tipo Obaluayê (mais jovem) e Omulú (mais velho), por exemplo). Enfim, estou divagando…

diadeoxum

A questão é que há tantas diferenças de sincretismo dependendo da região do país, ou até mesmo de uma casa de fé para outra, que não nos cabe definir qual é a maneira certa ou errada ede se exercer a fé e os trabalhos junto aos orixás. O importante é ter fé e vivê-la a cada dia como se fosse uma coisa nova descoberta, sem se deixar levar pela mecânica da rotina. Celebra-se Oxum, celebra-se Iemanjá e sai ganhando quem o faz de coração e faz de qualquer ambiente onde chegar um lugar de alto astral e bom humor. Enfim, muito axé!

diadeiemanja

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Minha Fé e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s