13 de dezembro – Oxum Opará e Marujada

Além de nascimento de Luiz Gonzaga (consequentemente o dia nacional do Forró), 13 de dezembro também é dia do marinheiro e de Santa Luzia.

oxumoparáSanta Luzia é sincretizada com Oxum Opará, a forma mais guerreira da mãe das águas doces. Tem muita afinidade com Ogum, Xangô e Exú. Também é a forma do orixá que passa metade do ano como Oyá (há quem diga que Iansã trocou valiosos conhecimentos com ela, daí a ligação das duas).

Também é dia do marinheiro, o povo do mar que vem com alegria pra compartilhar boas energias conosco, os marujos. Particularmente, estou feliz com isso, pois há algumas semanas eu participei de uma gravação da novela Lado a Lado como marujo. E justo na comemoração do fim da Revolta da Chibata. Aliás, este contexto histórico pode vir a ser assunto principal num texto futuro, por enquanto, vamos saldar o povo que aprendeu a nadar com o tombo do navio ou co o balanço do mar.

Enfim… Me senti muito marujo este ano.

marujadabaiano

Pensando bem, esta foto está sugestiva, já que no começo do mês eu vi comemorações pelo dia do baiano… E Lázaro juntou as duas coisas. Enfim… ;p

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Minha Fé e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s