Enredos 2013 (1 de 3)

Somente Portela e União da Ilha não estão com enredos encomendados por patrocinadores. A Portela tem uma situação delicada acerca das condições financeiras e de trabalho parado no barracão, mas a vida segue, então, vamos analisar os enredos para 2013:

enredos2013parte1

1 – Inocentes De Belford Roxo (Título do Enredo: “As sete confluências do Rio Han“, carnavalesco: Wagner Gonçalves).

Uma comemoração aos 50 anos da imigração sul-coreana para o Brasil. A princípio, me perguntei sobre as possibilidades de um enredo sobre uma imigração (adivinha quem já abordou o assunto pelo lado nipônico da história? Porto da Pedra!), é um tema nacional, mas com uma cultura bem diferente… pode fazer sentido. Mas sabe o que faz sentido mesmo? As marcas de carro, celulares e demais aparelhos eletrônicos que podem anunciar dentro do desfile e, quiçá, do samba, patrocinando a festa do povo designer estilista carnavalesco. Fora a política de “boa vizinhança” para assuntos político-econômicos (e sabemos que o samba de carnaval é usado pra assuntos similares desde os ‘1930s).

 

2 – Acadêmicos Do Salgueiro (Carnavalescos: Renato Lage e Márcia Lage. Título do Enredo: “Fama“).

A escola da bateria Furiosa vem com um tema muito contemporâneo, a busca pela beleza e notoriedade ao longo da história, mesmo que por 15 minutos sob os holofotes. Patrocínio da Caras… não falo mais nada. Como tem Renato Lage, que eu aprendi a gostar quando estava na Mocidade, o desfile pode ser bem elaborado, mas detesto temas comprados (não acompanho mais o carnaval de sambódromo como antigamente). Enfim, escola grande, bastantes recur$o$, a escola anterior tem mais a se preocupar com relação a tema e renome. Irônico, que justamente as escolas sirvam de palco para toda sorte de sub-celebridade em busca de atenção.

 

3 – Unidos Da Tijuca (Carnavalesco: Paulo Barros. Título do Enredo: “Desceu num raio é trovoada. O deus Thor pede passagem para mostrar nessa viagem, a Alemanha encantada.“).

Patrocínio governamental, mas Paulo Barros promete um trabalho próprio sem intervenção dos patrocinadores (além da compra do enredo), pra contar da sua maneira criativa sobre a influência cultural da Alemanha pelo mundo e, claro, junto ao Brasil. É uma escola conceituada e um carnavalesco queridinho… Vamos ver muito do que ele já foi capaz de fazer e algo mais que ele sempre inventa pra surpreender. Nhé, carnaval de hoje em dia é assim. Desfile de designer. Mas tem Thor (o deus, não o playboy, acho), então, imagino efeitos especiais legais na parte da mitologia germânica, (uma das minhas preferidas).

 

4 – União Da Ilha Do Governador (Carnavalesco: Alex de Souza. Título do Enredo: “Vinícius no plural: paixão, poesia e carnaval.”).

Enredo de biografia sempre é uma faca de dois gumes – um pouco menos do que os temas esdrúxulos encomendados – mas como o nome do homenageado é de peso, pode ter um resultado muito favorável (e, enquanto detentora de, pelo menos, três dos sambas mais bem embalados da história, eu torço muito pela Ilha). Falar de Vinícius de Moraes é algo muito interessante pela Bossa Nova, os Afro-Sambas, sua poesia, frases de efeito, a parceria com Jobim, Toquinho e outros… Enfim, uma biografia rica que, por si só, já dá um roteiro ao carnavalesco. Tudo é esperar, mas esse não complica tanto. Tem tudo pra empolgar.

 

No próximo texto, mais especulações críticas sobre enredos patrocinados e uma breve impressão sobre a Portela atual.

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso... e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s