19 de janeiro: Homenagem aos passistas

diadopassita2Quero deixar aqui registrada uma homenagem aos passistas de todas as escolas de samba. Isso porque desde que o conceito de escola de samba foi deixado de lado, com toda a industrialização e pasteurização das escolas e do próprio carnaval, as figuras principais do carnaval, do samba e da própria cultura popular brasileira ficaram de lado também. Tornaram-se meros instrumentos a serviço de uma “visão” do designer/estilista da escola.

 

Como pensar num desfile sem mestre-sala, porta-bandeira, baianas ou passistas? E as composições? Cadê aqueles sambas que a gente curtia num desfile e ainda lembraria deles décadas depois, tão marcantes eram suas letras? Enfim, uma divagaçãozinha sobre esses verdadeiros atletas, que hoje têm que suar muito a camisa/fantasia pra acompanhar o ritmo super acelerado dos sambas de hoje em dia. Cadência é pra fracos, o negócio agora é marchar. Literalmente.

 

Dá até dó de ver as moças que mal têm tempo pra dar uma reboladadiadopassita1 e já precisam urgentemente sapatear de forma quase mecânica, sem molejo, sem jogo de cintura. O mesmo para os rapazes, não tem mais malandragem e malemolência, tem um trocadilho pisante pra frente e pra trás que não é todo mundo que pode. Não por falta de talento, mas por falta de físico. Virou coisa de atleta. Muitas pessoas freqüentam até academia pra agüentar a brincadeira.

 

Enfim, passistas, este é seu dia, parabéns, guerreiros!

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso... e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s