Bloco das Carmelitas 2013

carmelitassamba2013

Aqui temos a letra (ou o que eu salvei na chuva de 10 minutos), um relance da bateria e a bailarina Yara Barbosa, porta-bandeira do bloco.

O Bloco das Carmelitas é um bloco tradicional que já anima o carnaval do Rio de Janeiro desde 1991. Sua história começa quando um grupo de peladeiros se juntou pra formar um bloco de farra, samba, cerveja e cultura. Para denominar essa brincadeira, só mesmo com a irreverência que marca os bons blocos do Rio de Janeiro. Assim, alguém supostamente viu uma freira pular o muro do Convento das Carmelitas para cair na folia de Momo e, para não deixá-la sozinha, foram todos juntos com seus véus para que a folia especial não fosse descoberta. O nome vem dessa lenda urbana do carnaval carioca, que associa irreverência e cultura, como eu disse, pois, o referido convento é um dos marcos históricos do Rio e uma das marcas registradas do bairro de Santa Teresa (além do clássico bondinho que vem da Lapa por/sobre os Arcos).

 

Ainda sobre o bloco, ele tem ensaios regulares na fase “pré-carnaval”carmelitas desfile antigo (janeiro/fevereiro) na Praça Tiradentes (de onde fiz as fotos e peguei a letra) e desfila às sextas e terças de carnaval. O complemento da lenda é que o bloco receberia a freira na sexta, mas precisaria estar lá na terça para que ela pudesse voltar sem levantar suspeitas por entre seus comparsas foliões e seus véus característicos. O bloco tem uma peculiaridade: Já que é tão popular e com a tendência de encher, a direção não costuma divulgar o horário de concentração para evitar tumultos, ou mesmo divulga, mas sai antecipado ou atrasado em relação ao informado. Mas, quem é de curtir já sabe como é e chega á na boa pra brincar.

 

O samba desse ano vem falando com descontração sobre Facebook, Bondinho e, claro, carnaval. A letra pede uma curtição compartilhada ao vivo, longe da internet, pessoalmente e ainda protesta pela volta do tradicional Bonde de Santa Teresa, interditado desde os acidentes de 2011, quando um turista francês caiu ao tentar tirar uma foto em pé (em junho), e um dos veículos se chocou com um poste, matando 6 pessoas e deixando mais de 50 feridos (agosto).

 

Curiosidades:

 1- O convento foi concebido pelas freiras Jacinta Rodrigues Aires e sua irmã, Francisca, com apoio do governador Gomes Freire e desenhado pelo engenheiro militar José Fernandes Pinto Alpoim.

 

carmelitas convento

2- Lá, estão os restos mortais de Gomes Freire e de Alpoin.

 

3- Alpoim, tem, entre suas criações, a reforma do Aqueduto da Carioca (mais conhecido como Arcos da Lapa), Paço Imperial, Mosteiro de São Bento e Arco do Teles, mostrando que a Praça XV tem muito a agradecê-lo pela contribuição arquitetônica.

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso... e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s