Paulinho da Viola e sua impressão sobre o tempo

paulinhodaviola o tempo“O meu tempo é hoje. Eu não vivo do passado, o passado vive em mim”.

Falou o cara que revalorizou o conceito de velha guarda de uma escola de samba. Apesar de ser bem mais jovem que seus “protegidos”, este ‘padrinho’ é um representante do que eu defendo, particularmente, como um jovem que leva a tradição adiante. É como se faz nas culturas mais autênticas, não há documentação que chegue perto da importância e preciosidade do que essa gente pode ensinar de forma mais direta e sensível. Pela música.

 

Paulinho da Viola não organizou e produziu a Velha Guarda da Portela como um monumento ao passado… não apenas, mas também ‘fundou’ uma instituição a se preservar e projetar para o futuro a tradição da arte dos bambas. Isso me faz lembrar do ‘link’ entre Paulinho da Viola e Paulo da Portela, ambos, cada um no seu tempo e no seu modo, fizeram a Portela remexer conceitos e inovar. Não é um post portelense, mas não podemos deixar de puxar a sardinha para alguns que somaram e somam tanto à nossa cultura.

 

E, no embalo, fique com outra preciosidade, dessa vez, pelo anjo canoro Marisa Monte, outra que bebe de fontes das mais cristalinas da música brasileira (também portelense, coincidência? Rá!). Marisa buscou pesquisa para seu trabalho ‘Tudo Azul’ e descobriu algo mais a fundo, como um tesouro que se encontra enterrado no mar. Virou documentário para nossa alegria. Curta aí:

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Divagações e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s