Deus já deve estar de saco cheio (Almir Guineto)

Ultimamente temos visto tanta opinião absurda acerca de Deus e de religião que só mesmo um clássico de 1981 pra me ajudar a explicar o ponto de vista desse texto. Gravado e lançado no disco O Suburbano, de 1981, Saco Cheio é uma composição de Dona Fia (mãe de Ioiô Almir Guineto) e Marcos Antônio e, se você não conhece a letra porque esteve em uma ilha deserta nos últimos 32 anos, eu explico o motivo de colocá-lo aqui.

É que vivemos numa sociedade teoricamente laica, não deveríamos ter uma religião oficial, pois o Estado não é governado por ela, é uma república democrática… eu sei, eu sei, muito teórico e idealista, a prática não é nada assim, ou seja, somos uma sociedade católica oficialmente, mas com diversas denominações evangélicas a julgar a tudo e todos, já que é mais fácil se auto-afirmar quando você estipula um inimigo em comum, e, nesse caso, outras formas de se comportar.

Mas não quero generalizar, eu sei que tem gente mala em qualquer religião, então vou direto ao assunto, falo desse povo que prega esse deus vingativo e ciumento que mata e esfola aqueles que são diferentes do que os religiosos que inventaram esse deus capitão do BOPE. Me faz lembrar daquelas pessoas que ameaçam seus coleguinhas na infância, dizem que vão fazer e acontecer, mas seu suposto salvador nem liga. Tipo a Chiquinha em Chaves, quando inventa as maiores atrocidades pra que seu papai vá para cima dos agressores e ele não desvia sequer o olhar do jornal.

Pra vocês, fundamentalistas, Deus já deve estar de saco cheio. Deus lhe pague.

almir guineto - saco cheio

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Divagações, Humorzinho Gostoso e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Deus já deve estar de saco cheio (Almir Guineto)

  1. Franklin Rosa disse:

    Matou a pau Fernando!!! Sou “ex pastor evangélico” exatamente por esse terrorismo religioso que não coaduna com um “Deus de Amor” e que vive a segregar os diferentes.

    Esse “deus” (dos religiosos fundamentalistas) é um tremendo ESTRAGA PRAZER!!!

    Com sua permissão, vou postar esse texto seu no meu blog.

    Meu blog onde trato desses assuntos é:http://conexaodagraca.blogspot.com.br/

    Meu outro blog de samba é: http://sambagodesp.blogspot.com.br/

    Grande abç irmão!

    • Cara, muito obrigado!!! Fico muito feliz em contribuir para a divulgação desse tipo de mensagem, de que o respeito às diferenças é que deve prevalecer e não o julgamento e toda essa maldade de desejar o mal ao próximo com a desculpa de que ‘deus castiga’. Valeu!

  2. Essa letra de Dona Fia é mais atual do que nunca, tanto pra nós como especialmente pros homens públicos que envergonham esse país… Me lembro ds tempos de criança, ouvindo os vinis dele na casa dos meus avós na Freguesia, bom demais!! Descanse em paz, Mestre dos Bambas!!

Deixe um comentário

