Comportamento geral

Gonzaguinha - Comportamento GeralGonzaguinha era mesmo um compositor do seu tempo e atual, ao mesmo tempo. Claro, há exemplos de personalidades notórias que seguiram o modelo de seu tempo, o que pra nós hoje, só desculpariam-se pelas contribuições culturais. Exemplos, como artistas que foram “omissos” quanto à ditadura – e até os que apoiavam – ou aqueles que nada referiram suas obras em momentos importantes como escravidão, direitos femininos e tals.

Mas Gonzaga Jr. não, esse foi certeiro ao criticar não a raposa, que com fome tende mesmo a atacar, mas as galinhas que nada fazem pra parar com isso. “Ah, Sagatiba, vai me comparar a uma galinha agora?!”, claro que não, é uma analogia, mas pense se você fosse mesmo uma componente do galinheiro, iria ficar esperando a próxima mordida ou ia se juntar às outras e fazer muito barulho pra assustar a predadora sorrateira? Pense nisso.

Samba não é só alegria, é protesto também. Aliás, Gonzaguinha fez alguns dos mais bonitos nesse quesito, como É, Com a Perna no Mundo, O Que é, O Que é, E Vamos à Luta, etc. É a voz do povo e povo que não protesta é porque está algo errado e não é o governo que age feito uma criancinha malcriada, desafiando e indo até onde o adulto deixar – e ainda com cara de deboche. É só levantar a voz e atrapalhar o trânsito que eles já tremem. Vai perder a boca agora? ‘Qualé!?’

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso... e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s