Curiosidades carnavalescas


Sabe, pessoas normais gostam de ir a um ou vários blocos de carnaval e curtir a valer. Eu não, eu fico apegado a nomes de blocos, possíveis motivos para esse ou aquele detalhe, de onde viria tal estandarte, será que esse nome tem a ver com aquele negócio… enfim, curiosidades que eu adoro pesquisar pra enriquecer chatear rodinhas de conversa com a tchurminha.

Suvaco do Cristo (1985)

É um bloco que desfila no Jardim Botânico, quase se chamou Tamanho do A (corruptela de Tamanduá) e mantém a ONG Divinas Axilas, que capacita moradores da comunidade do morro Dona Marta para confecção e costura de fantasias.

Seu nome veio das reclamações de Tom Jobim, sobre o mofo nos armários de sua casa no bairro onde o bloco desfila, segundo o maestro, por causa da umidade, ele morava no sovaco do Cristo. Se inspira na folia de Olinda e blocos de sujo cariocas.

Bola Preta (1918)

É o bloco mais antigo, mais popular, mais lotado e mais calorento do Brasil (palavra deste carioca, que sai todo ano lá, até com chuva). Aliás, repare que o nome da agremiação é “Cordão da Bola Preta”, mas é um bloco desde sempre. Para ser um bolapretense (hein?!), o folião precisava comprovar ser maior de 21 anos, trabalhador e bom de copo.

O bloco surgiu de uma reunião de remadores do Clube de Regatas Botafogo, inconformados com a suspensão de um atleta e, por isso, faziam ‘bagunças organizadas’. Outros elementos clássicos viriam depois, como o nome, inspirado na roupa de uma “pierrot-fêmea” – vestida de branco com bolas pretas – que protagonizou uma cena amorosa com um dos remadores; e o hino ‘Quem Não Chora Não Mama’, da década de 1930.

Banda de Ipanema (1964)

Criada no ano em que começariam as duas décadas de chumbo no Brasil, a Banda começou com um grupo usando ternos, mas sem saber tocar, contrataram um conjunto de verdade pra isso.

Usavam de ironia para criticar a ditadura, inclusive seu slogan: “Yolhesman Crisbelles”, estampado no seu estandarte. O lema intrigava a ditadura – que censurava qualquer coisa que achassem ser liberdade ideológica – mas não significa absolutamente nada (Rá! Tapa na cara da elite conservadora).

Cacique de Ramos

É o bloco mais popular na música brasileira, já cantado em diversos sambas, pois foi o celeiro de onde saíram Jorge Aragão, Almir Guineto, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Sombrinha, Zeca Pagodinho, Pedrinho da Flor, Jovelina Pérola Negra, Luís Carlos da Vila e muitos outros. Até aí, você já sabe da rivalidade com o Bafo da Onça e as famosas rodas de samba, não é?

O que você pode não saber, é que a primeira princesa do bloco, lá pelos idos de 1970, foi Glória Maria. Sim, a toda poderosa e vitaminada jornalista, editora, repórter e piloto de helicóptero Glória Maria é uma caciqueana em sua essência carnavalesca.

Simpatia é Quase Amor

Se por um lado a Banda de Ipanema surgiu no início da repressão político-ideológica, o Simpatia veio no final, às vésperas das Diretas Já, surgiu, no mesmo bairro de Ipanema, um bloco baseado em Esmeraldo Simpatia é Quase Amor, de Aldir Blanc, com uma personalidade simpática, sendo um fanfarrão conquistador.

Pois a ideia é tão baseada na figura do folião, do boêmio boa praça, que suas cores são o amarelo e o lilás, inspiradas no ENGOV. O quÊ?!? Aquele remedinho pra amenizar efeitos de uma boa bebedeira? Sim, caro raizdosambaemfoconauta (hein!?), o clima é esse mesmo, pois, simpatia é quase amor.

Curiosidades Estatísticas

Em média, o Bola Preta leva uns 2 milhões de pessoas ao Centro do Rio, isso é quase a população de Curitiba e Vitória juntas, ou da Eslovênia. Daria uns 20 maracanãs lotados.

Pra cumprir todas, aproximadamente, 1614 horas de blocos (contando em média o tempo que cada um leva num desfile), passando por todos eles, você precisaria de 65 dias.

Eu aceito, bora?

Curiosidades sobre Blocos de Rua

Fonte: Diário do Rio.

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso..., RSF-Top Listas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s