Carnaval dos desanimados: 2014

Parece ressaca da folia… ou melhor, da apuração…

Todo ano tem a galera que ganha sem merecer, mas não tá nem aí pra isso, tem a galera que perde injustamente – e não dá em nada -, e os desabafos quanto a performances e apurações. Canso de falar aqui sobre a diferença que faz o peso e a fama de nomes relacionados às altas cúpulas do carnaval, e as pendengas administrativas. Todo mundo sabe que o samba no pé é um dos menores diferenciais, assim como ficou a participação do povo na maior festa popular (peão no tabuleiro, componente a serviço do designer). A questão não é essa. Ainda.

O negócio é que dentre os diversos desabafos nessas horas pós-apuração, um deles me chamou à atenção: Laíla. O chefão da equipe carnavalesca da Beija-Flor já levantou a bola até para uma possível aposentadoria. Vamos lá, o presidente da Império da Tijuca se desanimar com o grupo especial, após tanto trabalho pra fazer um belíssimo desfile, a gente entende. Foram garfados, e falei esses dias mesmo sobre essa arbitrariedade que os julgadores fazem em escolhar algumas escolas pra derrubar, favorecendo os medalhões. São Clemente está até sobrevivendo muito sem ser a bucha da vez, mas quase foi.

Vila Isabel conseguiu perder intérprete, mestre-sala, porta-bandeira e carnavalesca logo após faturar o carnaval 2013. Em 2014, com exceção da carnavalesca (Rosa Magalhães, na Mangueira), todos os “demitidos” incorporam o ‘casting’ da campeã atual, Unidos da Tijuca (irônico, não?). A Vila, com suas fantasias incompletas levou 10 de uma julgadora formada em Belas Artes, enquanto Beija-Flor e Império da Tijuca, não.

Façamos justiça, Beija-Flor pode ter errado na escolha do enredo (‘Boni’, idealizado pelo amigo, patrono da escola, Anísio Abraão David – que está com arritmia, não por isso), e até Laíla admitiu sua ideia mal sucedida de juntar mestre-sala e porta-bandeira na comissão de frente, mas estava com fantasias inteiras, caras! E a Unidos da Tijuca também lançou comissão de frente na porta-bandeira, mas a deles colou bem. Império da Tijuca desfilou com moral de quem está no carnaval há mais tempo que muitas escolas, hoje, mais famosas, e sambou do jeito que não se deseja.

Até Rosa Magalhães acenou com a possibilidade de se aposentar, mas tem contrato até maio com a Mangueira, aguardemos, pois, Chiquinho da Mangueira, presidente, tem interesse em manter a rainha dos detalhes e da estética prática. Notaram a quantidade de gente em altos cargos desanimada com essa apuração? Não é a coincidência de serem três escolas que não voltam para o desfile das campeãs, mas parece que a velha fórmula não está mais funcionando. Laila alega não ter disposição pra se esforçar e dar de cara com uma julgadora que dá mais pontos pra uma escola sem fantasias que para sua que, falemos sério, pode ter tido um tema bem nhé, mas isso não tira o mérito da parte física. Também não acho que antipatias direcionadas a ele possam ser o motivo, do contrário não teriam ganho títulos recentemente.

Acho que a questão é que a apuração está se tornando um processo indigesto em que quyem ganha fica aliviado pelo prestígio, mas quem perde, nem sempre, é por demérito, ou mérito maior dos outros, mas porque, parece, julgam a esmo, ou muito combinado, sei lá.

Só sei que achei engraçado o comentário de uma torcedora da Império da Tijuca, quando ela falou que a escola pagou por ter vindo do Acesso, o que coloca um alvo na cara dela, na minha opinião, e que os jurados, segundo sua indignação, ainda estariam em casa se arrumando para ir ao Sambódromo quando a escola tijucana abria os trabalhos dos dois dias de desfiles no Rio de Janeiro. Quanta gente desanimada com esse resultado de carnaval. Deveriam rever muita coisa.

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso... e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s