Paulo Barros na Mocidade Independente de Padre Miguel: O que isso significa?

Paulo Barros deixa a zona de conforto em busca de novos desafios e maior liberdade. Quem nunca?

O que já estava no ar se concretizou. Depois de algumas especulações e respostas vagas, Paulo Barros saiu mesmo da Unidos da Tijuca. Mas, ao contrário do que aconteceu com Rosa Magalhães na Vila Isabel, 2013, não houve algo que parecesse uma situação de insatisfação. Paulo já havia afirmado em entrevistas durante esse carnaval que não sabia qual seria seu próximo passo, sua próxima surpresa, mas queria sair da zona de conforto. Isso já ele conseguiu, saiu da escola que ele mesmo ajudou a transformar numa grande e competitiva agremiação (e que projetou seu nome, em simbiose), para uma que já foi uma gigante, mas que vem amargando resultados inexpressivos, quando não na temível ‘briga pra não cair’.

Uma ele já conseguiu, a liberdade por parte da escola, para desenvolver enredos autorais, desejo antigo do designer de desfiles. Além de enredos patrocinados, Paulo também conseguiu se desguiar de outro desconforto, mas a médio e longo prazo: Os truques tecnológicos que já não surpreendem mais como antes, pois você já sabe que ele vai importar alguma gracinha pra comissão de frente ou carro de alegoria viva. Ou seja, corria o risco de ficar manjado (UIA!). Tá certo que seu nome já traz uma espécie de ‘puxação-de-saco’, elogiar o genial Paulo Barros é fashion, quem o faz é legal e entende das coisas. Mas agora, as coisas estão caminhando pra uma mudança interessante.

 

Renato Lage, já de alguns anos pra cá tem feito grandes trabalhos no Salgueiro, sempre entre as campeãs.

Se por um lado a Unidos da Tijuca vai ter que se reinventar depois de tantos anos tendo a estrela dos designers, Paulo também vai ter que renovar seu repertório, pois, não tem nada a ver levar o estilo tijucano para Padre Miguel, embora a própria Mocidade tenha sido pioneira com desfiles tecnológicos no início dos anos 1990s, quando Renato Lage era a estrela da vez com seus carros iluminados, muito neon, muita água e todo medo que isso trazia quando havia o menor risco de a Mocidade entrar na avenida de manhã, perdendo muito de seus efeitos visuais. Aquela também foi uma fase que prometia, tinha toda aquela coisa de ‘aguardando novo milênio’.

 

Bem, acho interessante que um nome de destaque do carnaval saia de sua zona de conforto em busca de novos desafios e novos ares. Por curiosidade, o já citado Renato Lage – que já passou pela Unidos da Tijuca, sendo campeão em 1980 – foi muito bem sucedido na Mocidade (campeão em 1990, 1991 e 1996) e hoje está no Salgueiro, já tendo levado o título de 2009. Ou seja, os holofotes deixam de lado o nome da moda, mas ele acaba se saindo bem. Lage, desde que voltou para o Salgueiro (após ter sido campeão no Império Serrano, Acesso 2008), nunca esteve fora do sábado das campeãs.

O inesquecível Chuê, Chuá, As Águas Vão Rolar, Mocidade 1991, de Renato Lage.

Particularmente acho muito interessante essa mudança, e torço pra que novos rumos sejam adotados, descobertos, pois aquela coisa decorada de já saber que vai aparecer, só não sabendo de que jeito é meio chato. O desfile passa e você se preocupou tanto em achar algum detalhe capcioso que não curtiu o momento. Digo você, porque eu mesmo nunca estou em casa nessas horas, geralmente estou lá pelo Centro no calor do carnaval de rua. Em tempo, Unidos da Tijuca anuncia Alex de Souza para carnavalesco. Alex acaba de deixar a União da Ilha. Tá que nem técnico de futebol, né? Acaba a temporada, todo mundo renegocia e vão fazendo essa dança das cadeiras ad finem temporum.  

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso... e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s