Desmanche das Equipes de Escolas de Samba

Paulo barros saiu da Unidos da Tijuca para a Mocidade Independente de Padre Miguel.

Mestre (de bateria) Ciça está fora da Grande Rio (possível contratação de Mestre Casagrande, da Unidos da Tijuca). Andei lendo que a presidência da escola de Caxias não gostou de Ciça ter feito a bateria se virar de costas para a cabine de onde saíram seus ‘não 10’, mas deixa quieto.

Comissão de frente da Unidos da Tijuca indo para a Grande Rio.

Comissão da Grande Rio direto para a Mocidade.

Diogo Jesus da Portela (mestre-sala) foi para a Mocidade fazer par com Lucinha Nobre.

MS e PB Squel e Raphael são substituídos por Marquinho e Giovana, que retornam da Vila Isabel.

Wander Pires fora da Imperatriz (por ter cantado rouco, após ter cantado em uma escola de São Paulo e outras confusões – como sempre). Talvez, esteja voltando para a Mocidade.

Rosa magalhães fora da Mangueira (possível aposentadoria) e, cogita-se por alto, uma chance de retorno de Cid Carvalho.

Alex Souza, carnavalesco, permanece na ilha (ao contrário do que foi noticiado antes).

Assim como elementos que marcavam a identidade de escolas (como a marcação de resposta da Portela ou os agogôs no Império Serrano), o que dá certo em um ano com um, outros querem usar no ano seguinte e isso não é julgado como falta de criatividade, mas deveria. Pois o mérito de uma escola deveria ser só dela, as outras que acompanhem, assim enriquece o processo e o carnaval é que ganha.

Agora, transformar a fÓrma de desfilar de cada escola em uma fÔrma, fica como está, tudo engessado, com cara de mais do mesmo e quando buscam algo fora, é algo que descaracteriza o carnaval. Parece a banalização do futebol, por exemplo. Beijadores de camisa que lambem escudos diferentes e juram amor eterno a mais de um clube por temporada. Tem algo errado com isso e o destino só pode ser a pasteurização… digo, continuar a ser a pasteurização.

É comum, sempre foi, pessoas trocarem de agremiações, mas, me parece, que isso era meio que exceção e não regra, há anos. Hoje, é só acabar um carnaval e as escolas se desmancham mais rápido que seus carros após a dispersão. Nem preciso falar na bagunça que fica, como já pudemos ver, só falando em ‘puxadores’, como Dominguinhos do Estácio na Viradouro ou Imperatriz, Paulinho Mocidade na Imperatriz e essas coisas.

Sempre vai ter a galera do ‘pô, mas a pessoa tem que ir mesmo atrás de melhores salários e prestígios’, mas vou te dizer o perigo cultural que esse pensamento esconde: Você quer apostar que ano que vem as pessoas vão confundir Mocidade com Unidos da Tijuca? Ou Mocidade com Portela? Não, não pelas cores ou pelo samba cantado, tô falando do dia seguinte ao desfile, aquela hora que você lembra de alguma figura emblemática de uma escola e não vai associar logo à escola nova que essa pessoa está.

Esse é o perigo, a descaracterização. Já dramatizo o dia em que vão colocar guitarras no carro de som e vão dizer ‘desde que não mexa na estrutura do ritmo, tá valendo’. Não deixo de ficar curioso com a direção pra onde o gigantismo e pasteurização das escolas do carnaval de sambódromo vão levar o modo de se produzir um desfile. Sempre falo aqui, ironicamente, os turistas vêm pra ver um espetáculo genuíno, mas acabam vendo algo que até eles fariam, pois não tem mais samba nessas escolas.

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Divagações e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Desmanche das Equipes de Escolas de Samba

  1. Elci ribeiro neres disse:

    QUEM GOSTA REALMENTE DA ESCOLA EMQUE DESFILA NAO SAI DELA POR NADA EU SOU MOCIDADE OK UM ABRAÇO EUCI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s