CD: Sambas-enredo Carnaval 2015 – Grupo Especial (RJ)

UNIDOS DA TIJUCA
Enredo para o Carnaval: “Um Conto Marcado no Tempo – O Olhar Suíço de Clóvis Bornay”

Até entendo enredos patrocinados, o gigantismo das escolas pede que se tenha cada vez mais dinheiro e blá, blá, blá… Mas quando o enredo tem a ver com o Brasil, acho eu, que fica mais fácil de aceitar. Agora… Suíça?! Nada contra… nada a favor também. Sabemos agui, genericamente que lá tem chocolate, relógios e aqueles canivetões maneiros… mas e daí? E fala em prêmio Nobel, que foi criado por um sueco (Alfred Nobel), então não sei qual a relação e nem vou procurar… Não sou chegado a esses lances meio que ‘coluna de dicas de turismo pra você que tem dinheiro pra viajar pra longe’.

No mais, achei o samba meio genérico e não sei não, mas se fosse com Paulo Barros eu até apostaria numa briga, já que Paulo Barros tem aquelas invencionices holywoodianas, junta um pedaço de babosa com cachaça e todo mundo acha genial, mas sem ele na escola do Borel… Bem, pra mim o samba tá bem comunzão, mas vai que no desfile fica bonita? Pago pra ver.

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO
Enredo para o Carnaval: “Do fundo do quintal, saberes e sabores na Sapucaí…”

Refrão legal, letra animada e direta, mas ainda sinto falta do Quinho com aquelas firulas. Tudo bem, isso não é o diferencial, o samba segue bonito. Falando de Minas Gerais, tem muita riqueza cultural e culinária pra mostrar na avenida. Só espero que não tenha um gigante pão-de-queijo como carro alegórico. Rá!

PORTELA
Enredo para o Carnaval: “ImaginaRIO, 450 Janeiros de uma Cidade Surreal”

O primeiro dos meus sambas preferidos dese ano, no grupo. Só não entendi porque uma escola que tem o vozeirão de Wantuir e o apoio de Rixxa ainda acha que precisa do encrenqueiro do Wander Pires. Só falta esse cara deixar todo mundo esperando e sumir como fazia na Grande Rio e Imperatriz.

Mas, enfim, o que vale aqui é o samba e esse, amigo, é lindo. Aliás, a Portela vem trazendo belos sambas nos últimos anos, pena que sempre bate na trave. Vamos ver esse ano, com presidência renovada e nova filosofia de administração.
UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
Enredo para o Carnaval: “Beleza Pura?”

Ito Melodia continua sendo um grande sucessor de seu pai, (saudoso Aroldo Melodia) e leva o samba no estilão da Ilha. Um samba animado, melodia simples, bonita e leve. O tema, um tema leve, festivo e que a gente já fica imaginando o que pode vir, já que a escola tem uma certa tradição de fazer de seus enredos e sambas leves desfiles bem divertidos.

Ainda mais, pensando na parte da letra que fala ‘eu quero é aparecer’, pense em como vai ser divertido identificar as subcelebridades que podem estar lá na brincadeira. Eu já to rindo muito só de imaginar oque vem na avenida. Haha. Chegando ou não lá nas cabeças, a Ilha é sempre promessa do bom do carnaval: Diversão e bom samba. Levo fé no alto astral da escola.

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
Enredo para o Carnaval: AXÉ, NKENDA! Um ritual de liberdade “E que a voz da Igualdade seja sempre a nossa voz”

Desse aqui eu já falei separado num post recente. É África, é a voz da igualdade, Nkenda (amor no dialeto afro Umbundu) e Mandela. Afora a promessa de mostrar figuras importantes na causa contra o racismo, o carnavelesco Cahê Rodrigues já prometeu levar um tema reflexivo sobre a importância de se olhar para o próximo com mais respeito (uma banana para o preconceito, como diz a letra). Então, esse eu espero bastante do desfile, pois da letra, já tive uma boa impressão. Aliás, um dos meus favoritos desse ano também.

 ACADÊMICOS DO GRANDE RIO 

Enredo para o Carnaval: “A Grande Rio é do baralho!”

Grande Rio tirando uma onda a lá União da Ilha ou São Clemente. Diria até um momento Caprichosos de Pilares feelings. Falando de baralho, cita diversas referências a apostas, trocadilhos com expressões de jogo de carteado, malandragem, naipes e essas bossas. Até o tarô pinta por lá. Como eu disse no começo, é um samba leve, parece despretensioso, mas muito bem feito, letra direta e sagaz, melodia bonita e um arremate muito legal, que deixa um gancho para o refrão. Muitas possibilidades de viradas de bateria ali. Tem tudo pra ser um desfile animado, daqueles que levantam a galera. Tomara que a escola saiba mostrar versatilidade, porque pode ficar repetitivo, mas isso é assunto pro desfile. Aqui, no cd, o samba é animado, o que é importante, já que não tem a bateria ao vivo levando a emoção rítmica.
BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS
Enredo para o Carnaval: “Um Griô Conta a História: Um Olhar Sobre a África e o Despontar da Guiné Equatorial Caminhemos Sobre a Trilha de Nossa Felicidade”

É mais uma de África este ano, mais uma de África da Beija-Flor. Bem, competência pra mostrar o tema, a escola tem. Tomara que seja original e já é bem melhor que Bonis e Robertos Carlos, temas muito globais e muito insossos pra um carnaval gigante e rico como o do sambódromo do Rio. Bem, voltando ao samba, a melodia é bonita, envolvente, a letra puxa os brios da negritude, Neguinho continua com o vozeirão intocado. Enfim, tem bala pra fazer bonito, dessa vez, sem apelar pras amizades ‘certas’. Tá me lembrando muito o samba campeão de 2007 não só na temática, mas na dimensão do tema abordado, usando uma linguagem meio que antropológica e heróica, mas pode ser impressão minha. Apenas destaco que tá bonito mesmo.
ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA
Enredo para o Carnaval: “Agora chegou a vez, vou cantar: Mulher de Mangueira, Mulher
Brasileira em primeiro lugar!”

Mangueira, este ano, tá com um tema bem simples, mas, em e tratando de samba e carnaval, é riquíssimo. Pode emocionar na avenida. Falar de mulher brasileira é quase que falar de carnaval, samba e cultura negra em si. Pense só em Tia Ciata, Dona Zica, Dona Neuma, Clementina, Alcione, as próprias figuras das costureiras, baianas, mães-de-santo… Ih, tem muita gente pra mostrar e falar de mulher em samba, culturalmente, é um mundo aberto. É só pegar as idéias no ar e fazer um belo desfile. Fico curioso quando ouço sambas assim, de homenagens aos próprios elementos da cultura negra, do samba, do carnaval. Sempre vejo de forma dramática, acho legal e emocionante. Mas estou me adiantando, por hora, um samba legal e bem animado.
MOCIDADE INDEPENDENTE DE PADRE MIGUEL
Enredo para o Carnaval:“Se o mundo fosse acabar, me diz o que você faria se só te restasse um dia?”

Ó, é Paulo Barros numa escola que marcou época com Renato Lage. Lá vem mais um carnaval cinematográfico nas mãos do designer dos truques de mágica e carros com coreografias de alegorias vivas. Não que eu não goste, achei legal em alguns momentos, mas minha implicância vem mais pelo fato de o carnaval ficar em segundo lugar, depois dos truques de mágica. Mas, a letra é legal, a melodia tem lances pra botar pra cantar e a escola de Padre Miguel bem que tava precisando de uma injeção de novo ânimo. Vai que esse ano é a retomada? Tudo que Paulão queria era um tema autoral e não as encomendas patrocinadas, e isso ele conseguiu. Acho e espero que a Mocidade vai surpreender positivamente. Vamos ver.
UNIDOS DE VILA ISABEL
Enredo para o Carnaval: “O Maestro Brasileiro na Terra de Noel… Tem Partitura Azul e
Branca da Nossa Vila Isabel”

Esse samba não estava entre os meus preferidos, mas to curtindo muito essa melodia e a letra é bonita. Homenagem a maestro precisava mesmo ter essa beleza musical, né? Trata-se dos 80 anos de Isaac Karabtchesvky, maestro da Orquestra Sinfônica Petrobrás. Samba bonito, emocionante e espero que seja muito bem apresentado. Digo, bota uma roupa nesses integrantes esse ano, hein (Rrratinho nho nho!).
SÃO CLEMENTE
Enredo para o Carnaval: “A incrível história do homem que só tinha medo da Matinta Perera, da tocandira e da onça pé de boi”

Samba divertido, quase metalingüístico com o próprio carnaval, aborda o folclore brasileiro, não só enquanto mitologia, mas nas personalidades e acontecimentos brasileiros. Na boa? Adorei a ideia de Rosa Magalhães. A mulher não perde a mão. Ela criou uma saga de um personagem que está pelo Brasil todo, adoro isso. São Clemente mais uma vez, trazendo um samba maneiro e com cara de carnaval. Já to pra decorar isso. Promete mais um desfile de levantar a galera.
UNIDOS DO VIRADOURO 
Enredo para o Carnaval: “Nas veias do Brasil, é a Viradouro em um dia de graça!”

Sobre esse eu nem precisaria falar, né? É Luiz Carlos da Vila, um dos autores de tantos sambas de melodias ricas como O Show Tem que Continuar, A Oitava Cor, Kizomba, a Festa da Raça… e esse é um Samba do poeta “das vilas” (apelido dado por Nei Lopes, ‘Vila da Penha, Vila Isabel, Vila Kennedy’…. É o samba Nas Veias do Brasil, sucesso na voz de Beth Carvalho e Por Um dia de Graça, também de sua autoria. É a África e a raça que proporcionou a seus filhos ao longo da história. Então, falar desse samba é quase hors concours. É lindo demais e uma ótima sacada. Espero que o desfile esteja à altura.

 

O que eu acho no geralzão?

Bem, a maioria está equiparada, para os padrões de hoje em dia, até que positivamente. Só fiquei mesmo com uma pulga atrás da orelha com a Unidos da Tijuca que não tem escolhido temas muito ‘a ver’ ultimamente. Uma coisa é falar de como a chuva originou as discussões de relação tendo Paulo Barros e patrocínio da prefeitura de xenhenhém do leste, outra é pegar qualquer tema com dinheiro injetado e falar sem o nome de peso do cara, mas vá lá, vai que é divertido, né? No mais, sambas diretos, letras afiadas, melodias simples e eficazes… Nada genial, afora alguns lances de destaque (na minha opinião desse ano, Portela, Imperatriz, Beija-Flor, São Clemente, Viradouro e Vila Isabel), alguams eu apostaria o carnaval e outras, nas diversão, correndo por fora. Mas sabe como é, a coisa passa pelas mãos dos jurados e a gente á sabe que vem besteira por aí, né? Até quando a opinião popular vai ser ignorada? Voto por um quesito ‘opinião da galera’ já.

Ah, os sambas:

 

 

 

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Carnaval, EsmiuSAGA, RSF-Top Listas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s