Noel Rosa de Oliveira

Além do nome muito familiar, que me causou muita confusão em idos tempos, esse artista (Noel Rosa como o da Vila Isabel e Oliveira como Silas e Molequinho, do Império Serrano e ainda o Angenor ‘Cartola’ de Oliveira – eita, família grande, Rá!), fez escola no Salgueiro.

Literalmente, ele foi um dos fundadores. Ele já freqüentava rodas de partido alto com o pai, era o mascote da turma, já compunha para blocos aos 13 anos de idade e foi levado à Unidos do Salgueiro, onde se tornou diretor de harmonia aos 19 anos, por ninguém menos que o lendário Casimiro Calça Larga – amigo de seu pai e co-fundador do Salgueiro junto com Noel e pai de Jorge Calça Larga, falecido baluarte da escola da Tijuca.

Autor de diversos sambas no contexto carnavalesco, tinha um grande parceiro, também grande nome da Academia, Anescarzinho do Salgueiro. Com ele compôs sua canção mais conhecida, a vitoriosa Chica da Silva (campeão do carnaval de 1963 e regravado por Alcione anos depois). Fez sucesso comercial com O Neguinho e a Senhorita (no vozeirão de Noite Ilustrada e, mais tarde, por Elza Soares e depois Neguinho da Beija-Flor) e Vem Chegando a Madruga, parceria com Zuzuca do Salgueiro (gravada por Jair Rodrigues, Elizeth Cardoso, Roberto Ribeiro e, mais recentemente, Zeca Pagodinho em momentos diferentes, todos com grande sucesso).

Um dos principais compositores e admirado melodista (um dos principais) do Salgueiro e do Samba. Hoje faz 27 anos que nos deixou seu legado.

Chica da Silva

O Neguinho e a Senhorita

Vem Chegando a Madrugada

 

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Tesouros do Samba e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s