Vitrola de Ficha: Muito Embora Abandonado (Velha Guarda da Portela)

A sugestão de música boa de hoje fica por conta da Velha Guarda da Portela. Mas ela toda, Muito Embora Abandonado é uma canção de Mijinha e Chico Santana (respectivamente nas fotos lá embaixo) e eu particularmente conheci naquele clássico documentário de Leon Hirszman sobre Partido Alto, que tem como fio condutor Antônio Candeia Filho. Lá pela segunda ou terceira parte do documentário, vemos um então jovem Paulinho da Viola conversando sobre partido alto com uns bambas da Portela e uma das canções que rola ao fundo é justamente essa. Ali eu me apaixonei pela melodia, mas não sabia o nome da canção ainda. Mas só recentemente me deparei com ela num samba aqui perto, em Madureira (valeu, Batucada Sport Clube, valeu Felipe D’Lelis e todo mundo), quando me reacendeu aquele amor por uma melodia tão rara e daquelas tipicamente clássicas, das que não se faz mais.

Enfim, chega de papo, fique com um video que exemplifica justamente o que eu dizia lá no começo do texto. Lembra? Ah, não? Eu espero você ler de novo pra se inteirar do assunto. Já? Se trapacear eu tenho como saber (mentira). Eu falei que essa sugestão trazia toda TODA a Velha Guarda da Portela porque além dos compositores serem da escola, ela está interpretada pela própria Velha Guarda ao lado de Paulinho da Viola. É bonito demais, Monarco, Argemiro, Casquinha, Osmar e todo mundo cantando no quintal da saudosa Tia Doca. Aprecie do jeito que sentir melhor.

 

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso..., Tesouros do Samba, Vitrola de Ficha e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s