Chico Santana – Compositor-Símbolo da Portela

chicosantanaFrancisco Felisberto Santana, o Chico Santana – também conhecido como Chico Traidor (aquele que já foi traído e não traiu jamais), segundo o próprio, por ter feito o “Samba da Traição” (chamado Existe um Traidor Entre Nós), nasceu em 22 de setembro de 1911 e se foi em 26 de março de 1988.

 

Entre o nascer e o partir, ele saiu de Campo Grande para Oswaldo Cruz e se tornou compositor-símbolo da escola da águia, a Portela (óbvio). Suas linhas melódicas têm todos os elementos característicos da co-irmã de Madureira/Oswaldo Cruz. Os versos diretos, mas de uma eloqüência ímpar são facilmente notadas em exemplos como Muito Embora Abandonado, Lenço, Vida de Fidalga, Corri Pra Ver, Noite Que Tudo Esconde, Vaidade de Um Sambista, Hino da Portela… enfim, em linhas gerais, a identidade artística da Velha Guarda da Portela passa muito francamente pelo jeitão Chico Santana de fazer Samba.

chicosantana11

Ainda bem. Eu que sou imperiano de fé, mas nunca alimentei uma rixa velada que alguns mantêm por aí de ‘Portela X Império Serrano’, nem tanto por hoje em dia não estarem no mesmo grupo disputando, mas porque sou da bandeira do Samba e rixa pode até ter um lado saudável, mas rivalidades só tendem a desunir, coisa que a gente já vê e não precisa ter na nossa cultura. No mais, essa união de simplicidade com fluência verbal e a clássica vaidade portelense fazem da Velha Guarda azul e branca, merecidamente, a mais proeminente das velhas guardas (em questão de conhecimento do grande público, pois todas são importantes para nossa cultura).

 

É só ouvir uma música de Chico Santana que dá uma vontade de correr pra um carnaval de rua de coreto, confete e serpentina e tudo… e depois voltar pra casa e ajeitar aquele rango, cerveja e um samba. Rá!

 

 

Fontes: Dicionário Cravo Albin

Portela Web

Cantora Sueli Gushi

 

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso..., Tesouros do Samba e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Chico Santana – Compositor-Símbolo da Portela

  1. Simplesmente Emocionante.

  2. Boa noite,

    Gostaria de mandar pra vocês uma cópia do lindo CD de samba, o CD Memórias, de Warley Henrique e Rodrigo Brasileiro, lançado no final do ano passado em Belo Horizonte/MG.

    Mandem o endereço completo que enviarei para que vocês possam apreciar e ouvir. Temos página no facebook se quiserem conhecer alguma coisa antes ok? Valeu.

    Obrigado e grande abraço,

    Rodrigo Brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s