Prefeitura do Rio libera rodas de samba da obrigação de alvará

 

Bem, na verdade, são os eventos audiovisuais que ganham desburocratização através do sistema Rio Ainda Mais Fácil Eventos – RIAMFE, da prefeitura carioca, onde produtores culturais foram informados, por meio de audiência pública, neste dia (19/07/2017) sobre os meios de se organizar eventos de forma mais ágil e simplificada.

 

Mencionou-se que os eventos de natureza religiosa não precisarão de consulta prévia ou emissão de autorização transitória – incluindo religiões de matriz africana. Bem como as rodas de samba, que não sofrerão – segundo a prefeitura – e quero muito acreditar que é pra valer – qualquer proibição ou obrigação de alvará para serem realizadas.

 

Em meio a diversos memes, boatos, exageros e conversas sobre orçamento e seu uso no campo do entretenimento, acho que essa é uma questão que merece ser observada. Veja bem, é muito bom pensar que nossas rodas de samba continuam com a possibilidade de sere, pois sabemos – ou deveríamos saber – que o samba carrega uma história e uma cultura muito maiores do que uma mera festinha de bebida e curtição.

 

No mais, gostei disso, acho que a prefeitura não precisa criar polêmicas desnecessárias com eventos ‘mundanos’ pelo simples fato de o prefeito ter outra postura – até porque o prefeito não vira dono da cidade só porque foi eleito pela maioria – e é pra dar a César o que é de César e ao povo o que é de seus orixás, morou?

 

Fontes:

 

http://www.jb.com.br/rio/noticias/2017/07/19/prefeitura-faz-reuniao-com-produtores-culturais-para-esclarecer-decreto/?from_rss=rio

 

http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2017-07-19/rodas-de-samba-de-rua-estao-liberadas-de-alvara-da-prefeitura.html

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Falando Nisso... e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s