Para Além das Estrelas: Ivan Paulo

Ivanovich Paulo da Silva nasceu a 19 de agosto de 1937 (Santos/SP) e nos deixou neste dia 7 de fevereiro de 2018 (Rio de Janeiro/RJ).

Ivan Paulo, como era conhecido no meio artístico, era filho do Maestro Carioca, trombonista e orquestrador, e foi presença constante em trabalhos importantes de alguns dos maiores representantes da música popular brasileira, como arranjador e produtor de discos, sobretudo de samba.

Basta falar que entre os artistas produzidos por Ivan estão nomes como Roberto Ribeiro, Clara Nunes, João Nogueira, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Alcione e até gente de gerações mais recentes, como Diogo Nogueira e Léo Russo.A produção de Ivan focou Clara Nunes e Alcione no samba – ambas sempre fizeram questão de se denominar cantoras de música boa e não só de samba – sendo o responsável, inclusive, pelo disco As Forças da Natureza, de Clarinha guerreira.

Ivan Paulo parte, deixando uma obra extensa e grandiosa, aos 80 anos, vítima de câncer. Mas sua contribuição para a música, principalmente o samba, perdurará, porque o que é clássico vive pra sempre.

Como exemplo, vamos deixar aí, então, As Forças da Natureza, na voz de anjo de Clara Nunes.

 

Fonte: https://g1.globo.com/musica/blog/mauro-ferreira/post/ivan-paulo-grande-produtor-e-arranjador-de-discos-de-samba-sai-de-cena-no-rio.ghtml

Anúncios

Sobre Fernando Sagatiba

Negro, jornalista, sambista, desenhista, sarcástico e um pretenso auto-proclamado observador da problemática contemporânea. Filiado à UNEGRO-RJ.
Esse post foi publicado em Para Além das Estrelas e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s