Música para relaxar e apreciar: Ramiro Pinheiro – Nasceu pra Navegar

Ramiro Pinheiro em primeiro plano e, ao fundo, Edi Barcelo. Nasceu pra Navegar.

Ramiro Pinheiro é um violonista brasileiro, radicado em Barcelona (Espanha) há 14 anos. Lá (ou aí, se você está na capital catalã, rá), tem sido músico presente em trabalhos com variados artistas, ajudando a movimentar a cidade.

Após trabalhar como violonista, como dito, em diversas frentes e diversas parcerias, ele lançou, recentemente, seu primeiro trabalho autoral: Sentido.

Recheado de parcerias tanto nas composições quanto na dinâmica encontrada com os (talentosíssimos) músicos que o acompanham, Ramiro traz, em seu disco, uma sonoridade bem puxada para uma espécie de amálgama entre samba e jazz. Se você já ouviu uma canção chamada Maricotinha (Dorival Caymmi), na versão em que ele o próprio autor canta com Tom Jobim, tá ligado no que to falando.

Destaco aqui a canção de trabalho Nasceu Pra Navegar, parceria de Ramiro com Guto Vilaverde e interpretada por Edi Barcelo. Olha, a música é um misto de construções técnicas que tocam bem no sentimento de quem gosta desse estilo. Dá uma sensação muito boa, enquanto música e com seus versos suaves, porém certeiros.

O instrumental faz a cama perfeita pra Edi deitar sua voz bem empostada e embalar a melodia. Particularmente, gosto muito de certas transições entre recursos usados pela harmonia, o violão tá vigoroso como nos melhores momentos da bossa de Baden Pawell, nos Afro-Sambas e a percussão não deixa a peteca cair também, movimentando o emocional conforme o que a música pede.

Enfim, pra quem gosta de curtir momentos de apreciação musical, ou mesmo, como fundo musical pra embalar resenhas e biricuticos, é um prato cheio. E não falei tanto pra não deixar o aperitivo. Curta aí:

(12) Ramiro Pinheiro | Nasceu Pra Navegar feat. Edi Barcelo – YouTube

Conheça o artista aqui: Ramiro Pinheiro – Brazilian Guitarist and Songwriter

Sobre Fernando Sagatiba

Sou Fernando Garcia, o Sagatiba. Carioca, sambista, músico e jornalista. Amante de cultura pop e manifestações culturais e a sociologia do mundo em que vivemos. E apaixonado por Madureira, sobretudo, meu glorioso Império Serrano.
Esse post foi publicado em Falando Nisso..., Vitrola de Ficha e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário