Filosofia do blog

O samba é uma parte de uma grande cultura que veio da áfrica e ganhou inúmeros elementos por todos os lugares por onde passou. Assim como Candeia, também acho que o samba, quando não tratado como manifestação genuína da cultura popular, perde sua graça. Esquece sua raiz quando o tratam feito um produto que precisa ser moldado e comercializado. Isso o banaliza e desmerece o esforço de todos que trabalharam, trabalham e trabalharão pela arte. Não que a arte perca a identidade ao ser comercializada, mas não pode ser fabricada e sim, ofertada a quem se identificar. Mudar a composição básica do samba e chamar de “liberdade artística” é tão coerente quanto por asas num peixe e chamá-lo de gavião. Não passa de música pop com pandeiro.

20 respostas para Filosofia do blog

  1. Camilla David disse:

    Adorei o seu Blog! Está de Parabéns pelo seu trabalho em esclarecer e divulgar esse estilo de música eclético, glorioso e que é para todos; crianças, jovens e idosos!
    O Samba é a raiz de nossa cultura!

    • Obrigado!! A ideia é justamente essa, divulgar o Samba como a rica cultura que ele é e não só um gênero musical. Desde a culinária até a própria história do Brasil, ele pode ter muito a nos ensinar. Valeu!

  2. Luísa disse:

    Adorei a proposta do seu Blog. Sou cantora de samba de raiz, logo estudo muito sobre o ritmo.
    Sem sombras de dúvidas irei divulgar seu trabalho… Tem algo nas redes sociais?
    Att
    Luísa

    • Olá, Luísa, não tenho página em redes sociais pra tratar de Samba, mas minha página pessoal inteira serve como um mural pra divulgar diversas militâncias sociais, e a cultura negra, o Samba principalmente, é uma elas. Aliás, em algum lugar aqui do blog eu explico que minha consciência social e política se despertou justamente pesquisando a história do Samba em tempos de faculdade de comunicação. Muito obrigado mesmo, e, qualquer coisa, me adiciona lá no ‘feice’, toco num grupo chamado Fidalguia e é sempre bom conhecer mais gente interessada nessa tão rica cultura. Obrigado (de verdade) e até mais! abçs

  3. Parabéns Fernando pela proposta, de vez em quando passarei por aqui, nem sempre concordando com o quê vc escreve, mas sempre te dando apoio. Boa sorte.
    Jorge.

  4. Katia disse:

    Parabéns!!!! Amo o samba!!! Fui criada nele!!!

  5. Elison Silva disse:

    “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é.. ” Parabéns meu caro. Um blog com tudo o que precisa ser mostrado e com um conteúdo de primeira. Salva o Samba, Salve a cultura Negra!! Axé

  6. Sergio disse:

    Amigo, onde fica o lugar daquela foto de uma estátua de seu Zé Pelintra no alto de uma comunidade? Grato srossini@gmail.com

    • Fala, meu camarada, eu achei a foto na busca por imagens do google mesmo. Tem um site, se não me engano, malandros e malandras, que tem muitas imagens do povo de rua, sobretudo, claro, de malandragem.

  7. Marcia Cristina Lopes disse:

    Gostei do blog mas vou ler tudo posteriormente. Dei uma olhada geral e me identifiquei com a proposta. Abs… Boa noite…

  8. Hugo Silva disse:

    “Ninguém faz samba só Pq prefere” , já dizia Mestre J.Nogueira. Eu poderia dizer que samba é mais que um movimento Cultural, é uma “FILOSOFIA DE VIDA”.

  9. Rodrigo disse:

    Parabéns pelo texto. Tenho um canal de videos com músicas antigas da era dos LPs. Quem tiver interesse acessa lá: https://www.youtube.com/watch?v=pjJE36dtI1g

  10. Celso disse:

    Belo Blog.Os amantes do samba como eu,agradecem!Grande abraço e Viva o samba.
    http://www.blackchicloja.com.br

  11. Seb disse:

    Bom dia!
    Eu sou francês e descubro Samba agora mesmo. Fico feliz por ver que existe um blog de qualidade sobre o assunto.
    Obrigado!

  12. Elvis Marlon disse:

    Olá, acabei de lançar um samba autoral nas plataformas digitais. Estou buscando parcerias para divulgação. Tem algum contato que eu possa enviar material para a curadoria do blog para avaliação? Grato desde já!

Deixe um comentário