Dorival Caymmi – Baiano praiano

dorival - samba da minha terraSalvador, 30 de abril de 1914: Há exatos 99 anos, nascia Dorival Caymmi († Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2008). Dorival dispensa apresentação e mesmo sua biografia detalhada é facilmente encontrada pela internet, então, saiba que este texto é uma homenagem e não um epitáfio ou obituário. A questão aqui é frisar o que me atrai na obra do típico baiano que cantava a beleza de sua terra e a graça de se viver lá.

Família Caymmi: Nana, Dori, Stella Maris (Adelaide Tostes), Dorival e Danilo. Todos artistas de talento e sensibilidade notória.

Família Caymmi: Nana, Dori, Stella Maris (Adelaide Tostes), Dorival e Danilo. Todos artistas de talento e sensibilidade notória.

Caymmi tem clássicos inegáveis em sua carreira como ‘O que que a baiana tem’, ‘Samba da minha terra’, ‘Morena Rosa’, etc. Mas o objeto de minha homenagem a esse poeta da vida à beira-mar é, talvez, a música que me dê mais aquele climão de praia, preguiça e vida corriqueira, porém muito bem vivida: Maricotinha. Como já vi Chico Buarque descrever, o cancioneiro de Dorival Caymmi é de uma brejeirice tamanha que só mesmo ele conseguia. Ninguém ainda apareceu pra mostrar um trabalho tão personalizado sem criar um tipo. Só sendo. Também, nem precisa de outro, Dorival já nos brindou. Então, fique com o próprio Dorival e Chico Buarque nos mostrando como o samba da minha terra deixa a gente mole. Vídeo de exatos 20 anos (1993).

Sobre Fernando Sagatiba

Sou Fernando Garcia, o Sagatiba. Carioca, sambista, músico e jornalista. Amante de cultura pop e manifestações culturais e a sociologia do mundo em que vivemos. E apaixonado por Madureira, sobretudo, meu glorioso Império Serrano.
Esse post foi publicado em Tesouros do Samba e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Dorival Caymmi – Baiano praiano

  1. Pingback: Música para relaxar e apreciar: Ramiro Pinheiro – Nasceu pra Navegar | Raiz do Samba

Deixe um comentário